Call of Duty 2

2005 – “Call of Duty 2”: "De uma guerra se gera outra; uma vingança puxa outra." (Buiw).

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Com o sucesso do primeiro Call of Duty, era inevitável que a Activision e a Infinity Ward não lançassem uma continuação para o game. Lançado para PC e, posteriormente para XBox 360, o segundo episódio da franquia de guerra retoma os palcos da Segunda Guerra Mundial, mantendo o estilo de narrativas com diferentes perspectivas, variando de front para front. Neste game, entramos na pele de um soldado da frente russa, um da frente americana e dois soldados da frente britânica. 
O game passou por refinamentos, com a inclusão de uma bússola mais detalhada, mostrando o posicionamento de aliados e inimigos, bem como os objetivos, facilitando a movimentação e localização do jogador. Mas, ao contrário do game anterior, aqui o jogador não podia carregar duas armas de grande porte (como rifles ou sub-metralhadoras). Outra mudança feita foi no sistema de danos sofridos. No game anterior, o jogador precisava sobreviver de acordo com uma barra verde que simbolizava a quantidade de danos sofridos. Caso a barra esvaziasse, o jogador morreria. Em Call of Duty 2, o sistema de danos utilizado é o mesmo dos games atuais, onde o jogador só morre caso receba danos seguidamente (expressos pela visão em tons de cinza e pelo escutar das batidas cardíacas do jogador).
Assim como no seu antecessor, o modo multiplayer foi bem trabalhado e recebeu grandes elogios dos jogadores (principalmente após a liberação do editor de mapas Radiant).
O game narra diferentes batalhas da Segunda Guerra Mundial, como as batalhas no norte da África, entre as forças britânicas e os soldados do exercito nazista, a invasão da Normandia pelos soldados aliados (presente no game anterior) e a travessia do Rio Reno no trecho alemão pelas forças americanas, sob forte fogo inimigo.
Entretanto, o que destaca no game – pelo menos a nível de curiosidade – é o retorno de ninguém menos que o Capitão Price, que pode ser visto nas missões na África ou durante os créditos do game (onde também podemos encontrar a célebre frase "No cows were harmed in the making of this game", em referência às vacas mortas nas missões da Normandia).
De modo geral, o game recebeu boas notas da crítica especializada, embora alguns detalhes tenham sido apontados, como a baixa capacidade de multiplayer para a versão do XBox 360 (apenas 8 jogadores, contra os 64 da versão para PC), o sistema de danos que facilitava demais o game (segundo a crítica da IGN, “você sempre irá recuperar a sua energia, por mais sério que seja o ferimento”), retirando parte da sensação de realismo do game.