Call of Duty 4

2007 – Call of Duty 4: Modern Warfare”: "Não sei como será a terceira guerra mundial, mas sei como será a quarta: com pedras e paus." (Albert Einstein). 
imagemNo dia 06 de novembro de 2007 o mundo conheceu aquele que seria um dos FPS mais cultuados da história. 
Lançado para PC, PlayStation 3, Xbox 360 e Nintendo DS (espera-se uma versão para o Wii), Call of Duty 4 redefine a série, abandonando os combates de época e focando-se nas guerras modernas.
O game narra o desenrolar de um golpe militar em um país árabe, liderado por Khaled Al Asad e Inram Zakhaev, com a conseqüente intervenção militar americana (qualquer alusão à Guerra do Iraque não é mera coincidência) para restabelecer a ordem no país, enquanto que na Rússia um levante rebelde acaba resultando na prisão de um informante da SAS (Serviço Aéreo Especial, a força de elite britânica), resultando na ação de resgate do mesmo.
Com o desenrolar dos fatos, descobre-se que o golpe militar árabe e o levante russo estão envolvidos em um plano maior para reestruturar a ordem mundial, culminando numa ameaça nuclear contra os Estados Unidos.
Aqui temos o retorno triunfal de ninguém menos que Capitão Price, como um dos protagonistas do game, que o guiará por boa parte das missões como seu superior.
A jogabilidade de Modern Warfare não sofreu grandes alterações se comparada com a versão anterior, para consoles: A narrativa com diferentes perspectivas (neste caso, de um integrante da SAS e um soldado do corpo de fuzileiros dos Estados Unidos), os indicadores de dano, as possibilidades de se posicionar ajoelhado ou deitado (alterando a velocidade do jogador e a precisão dos seus disparos), os indicadores de granadas nas proximidades, a presença de soldados aliados durante as missões e a possibilidade de carregar apenas duas armas, além de itens diversos. Em relação ao antecessor, o game suprimiu o combate “corpo-a-corpo”, resumindo-se apenas a evitar ser atacado por cães, apertando um botão no momento correto.
Aproveitando-se das possibilidades que a tecnologia bélica pode oferecer, Modern Warfare possui um arsenal diverso e poderoso, contando com rifles como o M4A1 ou o lançador de mísseis anti-tanque Javelin, além dos itens, como lançadores de granadas M203 ou minas Claymore, fora a possibilidade de chamar apoio aéreo de helicópteros e outras coisas mais.
O seu multiplayer redefiniu o gênero, coisa que poucos games conseguiram fazer (como 007 GoldnEye e Counter Strike), inserindo a possibilidade de “evoluir” seu personagem, com a inserção de um sistema de pontuações que rendem bônus de armas e habilidades (os chamados “perks”), como a habilidade de recarregar a arma mais rapidamente ou a possibilidade de equipar sua arma com uma empunhadura, para aumentar a precisão dos disparos. Tais bônus podem ser adquiridos conforme se elimina adversários ou pelo cumprimento de desafios que o game apresenta para o mod multiplayer, como, por exemplo, eliminar 100 inimigos com determinada arma ou sobreviver uma partida inteira no multiplayer.
Ainda sobre o multiplayer, também foi inserida a possibilidade de chamar por três tipos de apoios, conforme se elimina os adversários sem ser morto (os Kill Streak): um apoio de 30 segundos de radar, exibindo no seu radar todos os adversários (desde que não estejam usando silenciadores ou o bônus de invisibilidade ao radar); um apoio aéreo, na forma de um bombardeio feito por caças no local que você escolher; e um apoio aéreo na forma de um helicóptero, que sobrevoa o mapa, eliminando os rivais que estiverem no campo de disparo do mesmo (é possível derrubar o helicóptero com disparos contínuos contra ele – o que garante o cumprimento de um dos desafios do modo multiplayer).
Os gráficos foram desenvolvidos com o máximo de detalhamento possível, baseando-se, em alguns casos, com localidades reais, como as ruínas de Prypiat, na Ucrânia, cidade abandonada após o desastre de Chernobyl. Além dos dinâmicos efeitos de luz, outra inovação da parte gráfica foi a inclusão do sistema de física conhecido como ragdoll, dando maior verossimilhança aos movimentos dos personagens, principalmente naqueles que forem atingidos mortalmente. Ainda sobre a física do game, as balas também podem atravessar objetos menos resistentes, como placas de madeira ou alvenaria fina, embora o projétil perca força e impacto caso atinja o seu alvo.
Outro detalhe do game está no seu desenvolvimento. A equipe de produção da Infinity Ward participou de exercícios de guerra junto com soldados americanos, o que permitiu estudar melhor os efeitos de se estar, por exemplo, próximo de um tanque Abrams durante um disparo do mesmo, ou ainda o que um soldado pensa, faz ou diz durante um combate. Tudo para dar ao game a maior realidade possível.
Com todos estes cuidados, a crítica especializada não poupou elogios e notas elevadas (o site Game Rankings, que faz uma média das notas dadas pela crítica, aponta uma nota média de 94 de 100 para as 72 análises da versão para XBox 360 que o site considerou).
A GamePro concebeu a nota máxima para o game, bem como a GameSpy. Segundo a GamePro, “Não encontramos nenhum [fator contra no game]. Sério, nós tentamos encontrar algo errado no game, mas não conseguimos”. O canal G4 também seguiu a mesma crítica, afirmando que não havia no game nenhum fator que pesasse contra.
A IGN deu ao game a nota 9,4 de 10, afirmando que este era “o melhor trabalho da Infinity Ward”, perdendo apenas na duração do modo principal (single player). A GameSpot também criticou a curta duração do modo principal de jogo, afirmando que outros games do gênero possuíam um single player de maior duração, dando a nota final de 9 de 10. O mesmo diz a EuroGamer, embora ela relembre que o single player é “notável”, dando uma nota 9 de 10.
Os prêmios que o game carrega também não são poucos: Melhor Game de PlayStation 3 de 2007, pela GameSpot e GameTrailers, Game do Ano de 2007 pela GameSpy e GamePro, Melhor Game Militar de 2007 pela IGN, X-Play e do Prêmio Spike de Vídeo Games, Game de Console do Ano de 2007, pela Academia de Artes Interativas & Ciências, além de História do Ano de 2007 e vencedor da categoria Escolha Popular de Game do Ano de 2007 pela Academia Britânica de Vídeo Games.
Com tudo isso na sua bagagem, Call of Duty 4: Modern Warfare é um divisor de águas no mundo dos games, o que torna a espera por Modern Warfare 2 ainda mais angustiante.